Falou Arjuna, o príncipe Pândava, a Krishna, o Senhor Bem-aventurado, dizendo:
"Ó Conferidor do Saber! Disseste-me que o conhecimento é até mais importante do que a ação; se assim é, por que me incitas à ação? Por que queres que eu entre nesta horrível batalha com meus parentes e amigos?
Tuas ambíguas palavras me trazem dúvidas e me confundem o entendimento. Dize-me, peço-te, em frases claras, qual é o caminho que me conduzirá à Paz e à Satisfação?"
Respondeu Krishna, o Divino:
"Como já te disse, ó nobre príncipe, há dois caminhos que vão à Perfeição. O primeiro é o caminho do conhecimento(1), e o segundo o da Ação(2). Uns preferem o primeiro, e outros, o segundo desses dois caminhos; sabe, porém, que considerados do alto, ambos são um só caminho.
Engana-se quem pensa que, esquivando-se das ações e persistindo na inatividade, escapa dos resultados da ação. Quem nada começa, não pode entrar no estado da Paz Eterna; a inatividade não conduz à Perfeição. E, na realidade nem há coisas que se possam designar pela palavra inatividade; pois tudo, no Universo, está em atividade constante, e nada pode subtrair-se à lei geral.
Ninguém pode ficar inativo nem um instante; pois as leis de sua natureza o impelem constantemente a fazer alguma coisa, queira ele ou não; o seu corpo ou a sua mente, ou ambos, sempre estão ocupados.
(1) Sankhya
(2) Yoga
Trecho extraído do capítulo III do Bhagavad Gîtâ, a mensagem do Mestre. Tradução de Francisco Valdomiro Lorenz, Ed. Pensamento.
imagem: Google
Um comentário:
Passar por aqui é renovar, se energizar e ainda mais a essa hora que passo agora, cedinho,com o dia iniciando.
Isso só pode fazer bem! beijos,lindo dia!
chica
Postar um comentário