domingo, 22 de abril de 2012

Avaliando o Planeta Terra



Amigos,

Para uma reflexão neste dia (22/04), Dia da Terra, trago uma indicação de leitura, abaixo:

 “É notável a incapacidade da civilização atual de pensar o conjunto da questão planetária. Estamos vendo em primeira mão o que ocorre quando o carma coletivo amadurece e o prazo de validade de uma forma de organização está vencido.

Há bem mais que uma limitação cultural. Há uma cegueira organizada, e ela boicota toda capacidade de enxergar. De fato, o pior cego é aquele que não quer ver. Mas isso vai mudar.

A civilização de hoje, como grande parte das civilizações anteriores, é baseada na premissa de que a natureza é inimiga do homem.

A ideia primordial, ainda que implícita, é de que a natureza deve ser substituída pelo asfalto, pela energia atômica, pelo desmatamento, pela desertificação, pelas guerras, pela especulação imobiliária, pelo massacre dos animais, e - claro - por uma filosofia social darwinista, segundo a qual devem dominar “os mais aptos”. Os mais “aptos” são, deste ponto de vista, os mais egoístas, os mais gananciosos, os mais astutos, aqueles que são espiritualmente destituídos de alma e de consciência ética. E, no contexto atual, pode-se mesmo constatar que alguns dos indivíduos “poderosos” cuja fé está colocada na premissa darwinista têm, literalmente, a consciência ética e filosófica de um gorila das selvas. Só lhes falta o respeito instintivo pela vida natural e pela lei do carma que os gorilas autênticos possuem. Os macacos tecnológicos não sabem o que é equilíbrio.”

Texto: Avaliando o Planeta Terra – O Teosofista


Fraternalmente,

Silvia.

Silvia pertence ao Grupo de Estudo SerAtento, vinculado ao www.Filosofiaesotérica .com 

Um comentário:

chica disse...

Lindo texto e proporciona grande reflexão e essa, necessária sempre! Nosso planeta precisa de cuidados, carinho e proteção!


beijos,tudo de bom,chica