terça-feira, 22 de março de 2011

Preceitos da Sabedoria Oriental


Preceitos da Sabedoria Oriental

A Filosofia Esotérica em Poucas Palavras

Helena P. Blavatsky


*Uma pedra se torna uma planta; uma planta, um animal; o animal, um ser humano; um ser humano, um Espírito; e o Espírito - um DEUS.


*Não existe um lugar na terra, nem no céu, ou no mar, nem há um lugar tampouco nas cavernas sob montanhas, onde uma má ação não crie problemas para quem a praticou.


*Paciência produz poder; mas a ansiedade e a cobiça provocam perdas.


*Aquele que golpeia será golpeado. Quem mostra rancor encontrará rancor. Assim, injúria provoca injúria, e aquele que tem raiva será alvo de raiva.


*Como uma bela flor, cheia de cores, mas sem perfume; assim são as palavras belas e sem frutos daquele que não age de acordo com o que fala.


*Aquele que vive em uma só cor do arco-íris permanece cego para as outras cores. Viva na luz difundida por todo o arco, e você conhecerá tudo.


*O Espírito eterno está por toda parte. Ele abrange o universo inteiro.


*A pureza e a impureza pertencem a cada indivíduo. Ninguém pode purificar outra pessoa.


*Quem é um grande homem? Aquele que tem a maior paciência. Quem suporta pacientemente o sofrimento, e mantém uma vida correta - este é verdadeiramente um ser humano!


*Uma má ação não mata instantaneamente, como a espada. Ela segue aquele que a praticou na sua próxima existência, e ainda na outra vida seguinte.


*Assim como uma pessoa que viu alguém em um sonho o reconhece depois, assim também aquele que adquire a correta concentração mental percebe o EU SUPERIOR.

*O caminho da virtude está no abandono da arrogância e do orgulho.


*A verdadeira compaixão está em deixar de lado a vingança quando a vingança pode ser feita. A verdadeira paciência consiste em suportar decepções.


*Assim como a noite segue o dia, assim também o sofrimento é a sombra da felicidade. O Carma distribui as duas coisas.


Fonte: www.filosofiaesoterica.com.br

Um comentário:

Anderson Fabiano disse...

Certa noite, uma voz amiga me chegou em sonho e me confiou três palavras: sabedoria, equilíbrio e tolerância. E disse mais, que deveria distribuir estas palavras, como dádivas,à todos que eu pudesse, principalmente àqueles que eu amasse ou respeitasse.

Hoje, as deixo aqui, pois sei que saberá fazer bom uso.

meu carinho,
Anderson Fabiano